Woovi Logo

Política de Critérios para identificação e encerramento de Contas Bolsão

Conteúdo da Política

1. Objetivo

2. Abrangência

3. Definições

4. Diretrizes Gerais

5. Monitoramento Reforçado

6. Prazos

7. Penalidades e Responsabilidades

8. Revisão e Atualização

1. OBJETIVO

O objetivo desta política é estabelecer diretrizes, critérios e procedimentos para a identificação, controle, monitoramento e encerramento das chamadas "contas bolsão", registradas no ambiente da Woovi, instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB), em conformidade com a Resolução CMN nº 5.261/2025 e a Resolução BCB nº 518/2025, publicadas em 3 de novembro de 2025.

Esta política define os processos e limites operacionais aplicáveis à aprovação de novas contas, ao encerramento e ao monitoramento contínuo das operações. Além disso, estabelece regras mais restritivas para a concessão de limites adicionais, controles reforçados de comunicação com o cliente final, acompanhamento de transações e exigências complementares de KYC e PLD, as quais complementam as políticas já vigentes da Woovi, como a Política de Conheça Seu Cliente (KYC) e a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD/FT).

Em alinhamento com as normas citadas, esta política busca garantir a identificação nominal dos beneficiários finais, a rastreabilidade das movimentações financeiras e a mitigação de riscos relacionados à lavagem de dinheiro, ocultação de recursos, fraudes e uso indevido do sistema financeiro.

2. ABRANGÊNCIA

Esta política se aplica a todas as contas do tipo Marketplace e "contas bolsão" administradas pela instituição, bem como aos gateways de pagamento integrados à plataforma Woovi.

Também se aplica a contas identificadas como bolsão, ainda que operem sem o conhecimento prévio da Woovi, garantindo que todas as situações que envolvam custódia de recursos de terceiros estejam sujeitas aos mesmos controles, procedimentos e critérios de conformidade estabelecidos nesta política.

3. DEFINIÇÕES
  • Conta bolsão: contas abertas na Woovi que centralizam valores de múltiplos clientes (sellers ou recebedores).
  • Conta nominal: conta individual e identificada em nome do cliente final (CPF ou CNPJ).
  • Beneficiário final: pessoa física ou jurídica destinatária final dos recursos.
  • KYC (Know Your Customer): processo de identificação e verificação de identidade do cliente.
  • Gateway: intermediador tecnológico responsável pela captura e liquidação de transações de pagamento entre recebedores e a instituição de pagamento.
  • Marketplace: plataforma que funciona como um "shopping virtual" de produtos ou serviços, reunindo diversos vendedores e empresas de diferentes segmentos para oferecerem seus produtos em um único local.
4. DIRETRIZES GERAIS

4.1 Aprovação de Novas Contas

  • Expressamente vedado criação, operação e manutenção de contas na Woovi para movimentação ou ocultação de recursos financeiros.
  • Expressamente vedado criação, operação e manutenção de contas na Woovi com objetivo de ocultação de tributos, ou evasão fiscal.
  • A Woovi se reserva o direito de negar toda e qualquer abertura de conta com suspeita à seu exclusivo critério para uso de ocultação de recursos, evasão fiscal ou similares.

4.2 Manutenção e Monitoramento de Contas

  • Todas as contas registradas na Woovi serão monitoradas para fins de identificação de perfil incompatível com a atividade declarada, em especial perfil de movimentação, valores, perfil transacional, evasão fiscal ou ocultação de recursos.
  • A Woovi irá a seu exclusivo critério, encerrar de forma permanente contas com suspeita de fraude, ocultação de recursos ou evasão fiscal, sem aviso prévio.

4.3 Gateways de Pagamento

  • Gateways que operam contas bolsão em nome de clientes devem migrar para contas nominais, individualizadas em nome (Razão Social) de cada beneficiário.
  • Devem garantir o envio automático dos dados de KYC (Conheça o seu Cliente) e identificação dos beneficiários para a instituição de pagamento, em tempo real e suas respectivas atualizações cadastrais necessárias.
5. MONITORAMENTO REFORÇADO

A Woovi, em conformidade com os critérios regulatórios e sua política de PLD/FTP, irá aplicar mecanismos de KYT (Conheça sua Transação), para devida identificação de ocultação de recursos e fraudes no sistema financeiro e reporte aos órgãos competentes.

Essas ações, incluem:

  • Identificação de movimentações atípicas;
  • Transações fracionadas ou incompatíveis com o perfil do cliente;
  • Indícios de intermediação indevida.
6. PRAZOS

O prazo para entrada em vigor desta política é 30/11/2025.

7. PENALIDADES E RESPONSABILIDADES

O descumprimento desta política pode acarretar:

  • Bloqueio preventivo de transações e da conta;
  • Suspensão de parcerias comerciais;
  • Comunicação a órgãos e autoridades competentes;
  • Encerramento da conta.
8. REVISÃO E ATUALIZAÇÃO

Esta política poderá ser revisada a qualquer momento, ou se houver alteração normativa que impacte o funcionamento da modalidade pré estabelecida.

PRODUTOS

SOBRE NÓS

A Woovi é uma plataforma completa que auxilia empresas a aumentarem suas vendas e fidelizarem seus clientes, oferecendo diversas funcionalidades, como o Pix, o Cashback e outras soluções.

Instituição de Pagamento regulada pelo

Bacen Logo

WOOVI NAS REDES SOCIAIS

Copyright © Woovi LLC - Woovi Instituição de Pagamento LTDA - CNPJ: 54.811.417/0001-63

Av. Santo Amaro, 3432, Brooklin - São Paulo

Woovi Logo