Nos últimos dias, surgiram diversas fake news, polémicas e notícias sobre uma possível cobrança de impostos no uso do Pix, o sistema de pagamento instantâneo que revolucionou as transações financeiras no Brasil. Porém, é importante esclarecer: o Pix não tem imposto e não haverá tributação sobre ele. Vamos explicar tudo para você!
Mudanças na Receita Federal: o que realmente aconteceu?
Não houve nenhuma alteração na cobrança de impostos. O que mudou foi a modernização no sistema da Receita Federal para monitorar transações financeiras de alto valor, descontinuando a antiga Decred.
Agora o relatório de transações de alto valor será incluído na e-Financeira, relatório que todas as instituições de pagamento devem enviar para a Receita Federal.
Esse sistema já existe há mais de 20 anos, mas foi atualizado para incluir tecnologias recentes, como o Pix, que antes não eram contempladas.
Mas e a minha privacidade?
A Woovi oferece uma série de funcionalidades que nos torna uma opção atrativa para diversos tipos de clientes e segmentos:
Sua privacidade está garantida! A Receita Federal não terá acesso aos detalhes de para quem você envia seus Pix ou os motivos das transações. Serão informados apenas os valores totais movimentados, desde que ultrapassem os limites mensais de:
● R$ 5 mil por mês para pessoa física;
● R$ 15 mil por mês para pessoa jurídica;
O Pix vai ser taxado?
De forma alguma! A utilização do Pix segue livre de tributação. O objetivo da Receita Federal com essas atualizações é combater crimes financeiros e sonegação fiscal, não criar novos impostos.
Com mais acesso à informação, será possível evitar que milhões de brasileiros caiam na malha fina de forma indevida. Apenas situações que realmente necessitem de fiscalização serão analisadas mais a fundo.
Por que estão falando tanto de novos impostos?
Essa confusão é fruto de desinformação. Atualizações no sistema de monitoramento não significam cobrança de novos impostos. No médio e longo prazo, o que pode acontecer é uma redução na sonegação, o que beneficia toda a sociedade.
O Pix continua sendo uma ferramenta rápida, gratuita e segura para transações financeiras. As atualizações no sistema da Receita Federal têm como foco a transparência e a eficiência no combate a irregularidades, sem comprometer a sua privacidade ou introduzir novos impostos. Pode usar o Pix com tranquilidade!
Tags: